sexta-feira, 27 de março de 2015

No PR, 440 mil se deslocam para trabalhar ou estudar

Segundo estudo do IBGE, Curitiba concentra 77,2% do total de fluxo de deslocamentos entre áreas conurbadas, seguida por Maringá (9,6%) e Londrina (7,3%)

Anderson Coelho
Usuários do transporte metropolitano que vêm a Londrina trabalhar ou 
estudar pedem melhorias nas linhas das cidades conurbadas

Londrina – Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2010, o Paraná tinha 440 mil pessoas que se deslocam para estudar e trabalhar para municípios diferentes de onde moravam. O estudo inédito sobre as concentrações urbanas e arranjos populacionais de todo o país, divulgado na quarta-feira, mostra que o maior fluxo do Estado ocorre na concentração urbana de Curitiba, com 340 mil pessoas nessa condição (77,2%), seguida pela região de Maringá, com 42 mil pessoas (9,6%); e a de Londrina, 32 mil pessoas (7,35%). 

O estudo não considera as regiões metropolitanas, mas as áreas de conurbação. Enquanto o arranjo populacional de Curitiba é formado por 18 municípios, o de Maringá tem nove, e o de Londrina, quatro. Essas três áreas concentram 94% do total de pessoas que precisam se deslocar para trabalhar ou estudar no Estado. O restante está dividido por outras 13 áreas espalhadas pelo Paraná, como Toledo, Ponta Grossa e Umuarama. Municípios que fazem divisa com Santa Catarina também chamam a atenção, como União da Vitória e Rio Negro. 

fonte: folha web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário