terça-feira, 26 de maio de 2015

Educação confirma desconto das faltas dos professores em greve

Do Fábio Campana
Secretária de Estado da Educação do Paraná, Ana Seres Trento Comin. 20-03-15. Foto: Hedeson Alves

A secretária de Educação, professora Ana Seres, confirmou que o governo está processando o desconto em salário dos dias parados durante a greve dos professores. Ana Seres lamentou, ainda, as mobilizações da PP-Sindicato em frente aos núcleos regionais de educação, impedindo a entrada de funcionários e o andamento dos trabalhos. São os núcleos que repassam à secretaria os relatórios de faltas dos professores. “Lamento tudo isso, pois os núcleos regionais têm que trabalhar, inclusive nos passando os relatórios de faltas”, disse Ana Seres na coletiva à imprensa nesta manhã desta segunda-feira, 25, em Curitiba.
No caso do Núcleo de Curitiba, que funciona no mesmo prédio da Paraná Previdência, os funcionários não puderam entrar e com isso foi prejudicado o andamento das perícias médicas e até o processamento do pagamento dos aposentados do Estado.
Considerando a decisão judicial que declarou a greve abusiva, o lançamento das faltas relativas ao mês de abril está sendo realizado desde a semana passada, para desconto no mês de junho. A secretária explicou que, se houver retorno às salas de aula, há a possibilidade de não lançamento de faltas. Portanto, havendo reposição, serão cancelados os descontos.
As faltas injustificadas geram diversos prejuízos à carreira dos professores, não apenas demissão. Com apenas uma falta, por exemplo, já há prejuízo na progressão na carreira. Com qualquer número de ausências em sala de aula fica comprometida a classificação em concurso para remoção (mudança de escola) e a partir da quinta falta o profissional pode perder o direito à licença especial (a cada cinco anos).Fonte: Blog do Roque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário