quarta-feira, 4 de novembro de 2015

paraná Cidade com 3,2 mil habitantes aparece no topo de novo ranking educacional

Indicador aponta que Bom Sucesso do Sul é o município do Paraná com melhores oportunidades educacionais

 

 

 

 

Um indicador educacional criado em outubro pelo Centro de Liderança Pública mostra que há mais chances de se obter boas oportunidades de aprendizado longe dos grandes centros urbanos brasileiros. Contrariando o que a maioria das famílias brasileiras supõe – que as melhores escolas e profissionais estão nas grandes cidades –, o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) aponta que os pequenos municípios conseguem proporcionar melhores condições de educação para suas crianças e adolescentes.

 

Conforme o IOEB, no Paraná, o município que oferece as melhores oportunidades educacionais é Bom Sucesso do Sul, com 3,2 mil habitantes. A pequena cidade localizada na região Sudoeste aparece com 5,8 pontos, de 10 possíveis.  

 

Compõem ainda o pódio paranaense Sertaneja, em segundo lugar, com 5,5 pontos; e Bom Jesus do Sul, com 5,4. No top 10 estadual, só há municípios com menos de 50 mil habitantes – Medianeira é o mais populoso, com pouco mais de 40 mil. Curitiba aparece em 160.º lugar, com 4,8. No ranking nacional, a capital ocupa a posição 1.600.

 

Para chegar a esse resultado, o IOEB considerou diversos indicadores já existentes, divididos em duas categorias: os de resultado (que mensuram os resultados obtidos pelo processo educacional) e os de insumo (que avaliam as condições em que esse processo se dá).  

 

O primeiro grupo de indicadores é composto pelo Ideb dos anos iniciais e finais do ensino fundamental e pelo número de alunos matriculados no ensino médio em idade adequada. O segundo inclui a oferta de vagas na educação infantil, jornada escolar, escolaridade dos professores e experiência de diretores. O cálculo ainda considerou a formação dos pais. 

 

Na avaliação da pedagoga Liliamar Hoça, professora da Universidade Positivo, a forma como o índice foi construído é problemática. Segundo ela, a experiência dos diretores, por exemplo, avaliada a partir do tempo no cargo, não diz muito sobre a qualidade da gestão.  

 

Na avaliação da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba (SMS), o índice não é um mecanismo pedagogicamente produtivo . “O IOEB não fornece informações regionalizadas, e em uma cidade do tamanho de Curitiba são necessários projetos que considerem as potencialidades e fragilidades de cada região, de escola para escola. Os desafios da rede municipal são diferentes dos da rede estadual”, explicou Letícia de Mara Meira, diretora do Departamento de Ensino Fundamental da SMS. Para ela, um indicador como o Ideb, do qual se extraem microdados de todas as unidades de ensino, atende melhor às necessidades pedagógicas do município e do estado.Fonte: Gazeta do Povo.

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